Buscar
  • APAE Porto Seguro Bahia

Apae Porto Seguro marca Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Até o dia 28 de agosto, a Apae Porto Seguro comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla - uma campanha anual, desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963. A cada ano é definido um tema, que busca conscientizar a sociedade acerca de determinadas necessidades para inclusão plena.

O objetivo é divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.

Em 2021, o tema norteador da campanha é: “É tempo de transformar conhecimento em ação”. Segundo a presidente da entidade, Ivana Cancela, o tema aponta para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos.

“Em um país com dimensões territoriais de continente, as desigualdades das condições de vida são evidentes, bem como a marginalização social de determinados grupos, que por sua condição de vulnerabilidade, necessitam de apoios especializados para superação das barreiras que impedem o exercício pleno da sua cidadania”, comenta.

A Apae Porto Seguro

Ivana informa que a Apae de Porto Seguro – que atende o município e distritos - está retomando as atividades presenciais e a proposta é atender até 100 crianças de 0 a 12 anos com deficiência intelectual e múltipla, e transtornos globais de desenvolvimento, estendendo aos familiares.

“A Apae Porto Seguro, é referência em atendimento clínico de reabilitação e habilitação para a população residente e referenciada e tem como compromisso garantir o acesso aos serviços pactuados de forma regular e continua, oferecendo serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e seus familiares e em Saúde como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Além disso, na área de educação possui o AEE- Atendimento Educacional Especializado e ainda o Serviço Social: Assistência Social”, explica.


Dificuldade

De acordo com a presidente, a maior dificuldade hoje é a retomada das atividades com segurança. Em seguida vem a manutenção financeira da instituição, captação de recurso permanente a falta de uma sede própria.

“Hoje a APAE não tem sede própria. É uma casa cedida pela Prefeitura Municipal e está localizada na Rua dos Maracanãs, nº 59, no centro (próximo a Coelba),como parte do Acordo de Cooperação nº 001/2021, entre a Prefeitura Municipal e a instituição”, revela.

Como ajudar

Para ajudar a instituição, há diversas formas: uma delas, ajuda muito e não custa nada. A pessoa doar por meio do programa do Governo do Estado Nota Premiada Bahia, se inscrevendo e escolhendo a APAE como instituição social beneficiada. Tudo muito simples. E, ao fazer qualquer compra no comércio, pedir para colocar o CPF na nota. Também por Telemarketing através do convênio com a Coelba na conta de energia elétrica; por meio do site da Apae Porto Seguro, por meio do PagSeguro; ou através da conta corrente: Banco do Brasil Agencia 2489/9 C/C: 46.254-3 PIX CNPJ: 03.052.507/0001-87. Há ainda o Bazar Solidário, onde podem ser doados roupas, calçados, brinquedos, carrinhos de bebe, bebê conforto e berço.


Fonte https://www.jornaldosol.com.br/component/content/article/33-cidade/6439-semana-apae.html?Itemid=101&fbclid=IwAR0qKZq1PbAwvfPAalOYAANFdv0W5B3y8cutvIr3KGsqDdL8kiJw8RBtWkk#.YSentgRIsNc.whatsapp





#portoseguro #arraialdajuda_bahia #bahia #apae #trancoso #caraíva #suldabahia #apaebrasil

6 visualizações0 comentário